quarta-feira, 20 de abril de 2011

Pink Floyd - Any Colour You Like (1972)


Mais um bootleg do Floyd postado pelo Mason, no antigo Mason's Pipe. Dessa vez um show do Pink Floyd que mostra um Dark Side of the Moon mais lapidado que no último bootleg que postei aqui, mas ainda anterior ao lançamento desse clássico. Abaixo o texto do Mason:
"Esta apresentação do Pink Floyd na França, no final de 72, já apresenta um "Dark Side of The Moon" mais lapidado em relação à gravação de fevereiro abaixo. Os solos de guitarra já se apresentam próximos ao do disco, mas "On The Run" e "Any Colour You Like" ainda são excelentemente diferentes, "Money" é uma porrada e "Great Gig in The Sky" ainda não tem voz, mas já conta com o piano. Um detalhe é que, até este ponto de sua carreira, o Pink Floyd ainda se apresentava sem músicos de apoio, só com os quatro integrantes no palco. E isso é um baita detalhe porque dá para se ter a noção exata do que era a sonoridade do Pink Floyd ao vivo. Músicos de apoio só apareceriam no ano seguinte, muito por causa de Dick Parry, saxofonista em "Money e "Us and Then", e Clare Torry com suaespetacular vocalização em "The Great Gig in The Sky". Levada porAllan Parsons, então tecnico de som do "Dark Side of The Moon", fez duas tomadas e meia da música e a imortalizou num improviso contagiante. Mais tarde Claire ganharia uma ação na justiça pela co-autoria da música. Neste link você pode conferir uma ótimaentrevista sobre sua participação com o Floyd:
http://www.brain-damage.co.uk/other-related-interviews/clare-torry-october-2005-brain-damage-excl.html


Voltando ao bootleg, além de uma belíssima apresentação do "DarkSide" ainda traz um "encore" de mais meia hora com "Echoes" e "Oneof These Days", esta uma pedrada. A qualidade sonora é boa com alguma distorção e, como um bom bootleg dos anos 70, roda um pouco mais rápido que o normal, devido a ter sido gravado em vinilde alta capacidade, recurso usado na época para que coubessem mais músicas em cada lado do disco. Dá para corrigir fácil no Sondforge, por exemplo, mas preferi manter a "originalidade" do bootleg.
Pink Floyd fez cerca de 85 shows em 1972, e mais 17 em 73, passando de 100 apresentações, até março, mês de lançamento do "Dark Side" . O primeiro show é o abaixo, "Best of Tour 72", e este aqui é aproximadamente o de número 77 , se minha fonte não me trair (eterno dilema dos pesquisadores). Já no disco oficial, os vocais de Clare Torry e o saxofone de Dick Parry dão nova cara ao trabalho final, além de influenciarem no futuro dos shows da banda, pois eles não mais se apresentariam só os quatro no palco.
É muito interessante acompanhar a evolução das apresentações do "Dark Side" e como eles foram chegando ao trabalho final. Além de "Echoes" e "One of These Days" esta gravação não traz os cortes em "Time" e "Us and Then" do show de fevereiro no Rainbow Theatre. Estes discos são a exata noção do potencial do "Dark Side" ao vivo na época, principalmente, interpretado e apresentado apenas por seus criadores."

2 comentários:

Assessoria de Comunicação disse...

Valeu irmão Floydiano! Estava em busca por esta relíquia de grande valor. Já ouvi muito este disco, mas perdi este arquivo e depois de muitos anos me deu vontade de ouvi-lo novamente! Eu tinha outro muito louco também, uma turnê do How wish you are here, muito boa, solos bem extravagantes do Gilmour, nem parece ele. Perdi também! No mesmo show tinha Animals! Já rodem em muitos serviços da Internet e nada!

Muito Obrigado pelo post!

Juca Pirama disse...

Eu achei esse bootleg e vários outros num finado blog há um tempo atrás, e, como não conheço outro lugar em que dê para achar, decidi ir postando devagar os que tenho aqui. Esse do Wish You Were Here eu tenho também e vou colocá-lo aqui dentro de um tempinho...