quinta-feira, 30 de junho de 2011

Nina Simone - Black Gold (1970)



Ao vivo gravado em 69, no Phillarmonic Hall, Nova Iorque. É o disco que apresenta o hino da luta pelos direitos civis nos EUA, "To Be Young, Gifted and Black". Sobre essa época não tão distante mas que representou um grande avanço na questão racial e humana, não apenas nos EUA, mas em todo o planeta. Basta lembrar que na América do Sul foi uma época recheada de ditaduras militares e marcada pela luta contra esses regimes.

Na luta pelos direitos civis, cabe destacar a participação destacada de vários ícones da música americana, do jazz ao soul, como a própria Nina Simone e James Brown, entre vários outros. A presença da música no processo de luta dos direitos civis teve um episódio de destaque com o "Black Woodstock", realizado no mesmo estado e ano que o festival hipponga mais famoso, e que reuniu grandes nomes do jazz, blues, soul fazendo uma celebração musical em busca dos direitos civis no bairro do Harlem, na Grande Maçã.

Ao introduzir a música "To Be Young, Gifted And Black", Nina diz: "It's not addressed to white people primarily. Though it doesn't put you down in any way... it simple ignores you. For my people need all the inspiration and love that they can get."

1. Black Is The Color Of My True Love's Hair (vocais por Nina Simone)
2. Black Is The Color Of My True Love's Hair (vocais por Emile Latimer, guitarrista da banda de Nina)
3. Ain't Got No - I Got Life
4. Westwind
5. Who Knows Where The Time Goes
6. The Assignment Sequence
7. To Be Youg, Gifted and Black

link

2 comentários:

Unknown disse...

Hace rato que queria escuchar a esta gran diva ,descargando como suena en directo
Un abrazo Juca y gracias por el link

Juca Pirama disse...

essa muié se escuta até com os olhos, de tão boa