sábado, 19 de março de 2011

Pink Floyd - Best Of Tour 72 (17/02/1972)



Mais um dos bootlegs postados pelo Mason que estou repostando aqui sempre que me lembro de dar sequência. O que tenho a dizer é que é simplesmente o primeiro registro do "Dark Side Of The Moon", ainda bem seminal. Abaixo o bom texto dele.
"No post abaixo coloquei que já haviam bootlegs do "Dark Side of The Moon" antes de seu lançamento oficial; bom, este é um deles. Na verdade, este bootleg não é um disco qualquer. É uma gravação histórica pois trata-se da primeira apresentação ao vivo do "Dark Side", no Rainbow Theatre, em 17 de fevereiro de 1972 - eles tocaram de 17 a 20 e o disco seria lançado um ano depois. Este show, tido como memorável, é também descrito como uma virada na carreira do Pink Floyd, pois apresentava uma sonoridade completamente diferente das viajens espaciais e lisérgicas de antes. Para executar o show foram montados nove toneladas de equipamentos e um total de 12000 pessoas assistiram estas apresentações com ingressos esgotados todas as noites.
Na gravação algumas músicas estão cortadas, mas a única perda sensível é "Us And Then". A performance da banda é magnífica e a diferença da sonoridade deste Floyd em relação a outubro de 71, no bootleg "Echoes" abaixo, com quatro meses de diferença, já é bastante perceptível. Vale a pena conferir a mudança do estilo do Pink Floyd ao vivo e contemplar uma apresentação interessantíssima, com instrumentais diferentes nas músicas que ainda não estavam totalmente prontas - "Great Gig in The Sky" é um esboço, "On The Run" é o bicho, o solo de "Time" é uma viajem... e por aí vai...
A qualidade da gravação é ótima.

1. Speak To Me /Breathe 
2. On The Run 
3. Time 
4. Breathe (Reprise) 
5. The Great Gig In The Sky 
6. Money 
7. Us &Them 
8. Any Colour You Like 
9. Brain Damage 
10. Eclipse.

Esse show... no início de 1972... com os aparatos visuais que o Floyd usava ... e eles no auge criativo...
'there is no dark side of the moon really…matter of fact it is all dark'".

Nenhum comentário: