terça-feira, 23 de novembro de 2010

Derek and the Dominos - The Complete D&D Sessions + Layla and Other Assorted Love Songs + Soul Mates




Esse mês completa quarenta anos daquele para mim é o melhor disco já lançado na história, sim, pra mim esse é O disco. Gravado em uma época em que Clapton estava de saco cheio da condição de super estrela e estava focado, como sempre, apenas em tocar guitarra e fazer música. Depois de gravar seu primeiro disco solo, sob produção de Dellaney Bramlett, que marcou sua estreia como cantor e marca um processo de amadurecimento iniciado com o fim do Cream em 68.

Como todos sabem, Eric estava completamente apaixonado pela esposa de seu amigo George Harrison, Pattie Boyd, e depois de ler o poema Leyli e Madjnun, tradicional história da cultura oral árabe, decide dedicar todo um disco a Pattie, tendo compondo várias canções especialmente para ela, além do hino Layla. Por exemplo, Bell Bottom Blues foi composta depois de Eric dar a Pattie par de calças bocas de sino. Em sua autobiografia Eric deixa claro que assim que o disco estava pronto ele o mostra a Pattie e deixa claro que o disco era para ela. Como todos sabem os dois se casaram em 74 e viveram juntos até meados da década de 80, quando Eric a perdeu para a cachaça. Um texto de Pattie sobre esse famoso triângulo amoroso pode ser encontrado aqui.

Vamos ao disco... Depois de excursionar com Delaney e Bonnie em 69 Eric recruta os membros dessa banda para formar o Derek and the Dominos, são eles Jim Gordon, na bateria, Carl Radle no baixo e Bobby Whitlock no piano. Dave Manson participou dos primeiros shows da banda como segundo guitarrista, mas não seguiu em frente com a banda. Roy Buchanan também recebeu um convite de Clapton para se juntar, mas avesso à fama que era recusou. Com isso a banda fez uma pequena excursão pela Inglaterra e seguiu para os EUA, onde gravaria Layla and other Assorted Love Songs.

Com o produtor Tom Dowd, Eric foi a um concerto da Allman Brothers Band para que Eric conhecesse a lenda Duane Allman. Quando Duane viu Eric em frente ao palco, na área entre o palco e o público, ele simplesmente para o improviso. Depois disso Duane se junta à banda no estúdio para a gravação do álbum, tendo participação decisiva no arranjo de algumas músicas, entre elas a própria música título do álbum. Para mim esse é o melhor dueto de guitarras que já ouvi, é incrível como o estilo dos dois se completa, parece até duas peças de Lego se encaixando. Além de gravarem o disco, os músicos se divertiram em várias jam sessions, quatro delas com Duane, algumas com participação ainda de Gregg Allman, Butch Trucks, Barry Oakley e Dickey Betts, também da ABB.

No material que estou postando aqui ainda vai junto algumas outtakes e o segundo disco da banda, que não chegou a ser finalizado, mas que inclui "Got to Get Better In a Little While", música bem frequente nos shows da banda.



Depois de gravado o disco Layla, Duane teve de voltar ao Allman Brothers, deixando a banda novamente com "apenas" Clapton na guitarra, coisa que desagradava a ele ainda por um tempo. Entretanto, antes de voltar para a ABB, Duane participou de um show em Tampa que foi gravado e é o único registro do Derek and the Dominos com Duane ao vivo, e que infelizmente foi gravado da plateia, o que sacrifica bastante a qualidade de som desse registro histórico. Clapton depois disso ainda convidou o guitarrista que acompanhava Santana à época para se juntar aos Dominos mas também teve seu pedido recusado (desse convite resultou em uma jam session do Derek and the Dominos com o Santana).

A banda acabou depois de desentendimentos entre Clapton e Whitlock, e o sequente afundamento na heroína de Clapton por conta de dor de cotovelo ligado a Pattie seguir casada com George. Carl Radle seguiu com a banda de Clapton, quando esse ressurgiu em 74, e Jim Gordon está internado até hoje por conta de esquizofrenia diagnosticada após ele matar a própria mãe a marteladas em 83.

Acho que escrevi bastante né... e como escrevi tudo aí de primeira e acabou saindo bastante coisa, estou com preguiça de revisar isso tudo.

PS: E a Universal vai lançar mais uma versão estendida da obra-prima em comemoração aos 40 anos do disco, em três pacotes: um apenas com o disco remixado, outro com disco duplo e um super box com o álbum original em vinil duplo, o disco remixado, 4cds e um dvd de lambuja... Esse se não custar o olho da cara eu  compro original.

Layla and Other Assorted Love Songs

1. I Looked Away
2, Bell Bottom Blues
3. Keep On Growing
4. Nobody Knows You When You're Down and Out
5. I Am Yours
6. Anyday
7. Key To The Highway
8. Tell The Truth
9. Why Does Love Got To Be So Sad?
10. Have You Ever Loved A Woman
11. Little Wing
12. It's Too Late
13. Layla
14. Thorn Three In The Garden

link (tirado daqui)

D&D Complete Sessions

Disco 1 - Outtakes para o disco Layla

1. I Looked Away
2. I Looked Away
3. Bell Bottom Blues
4. Bell Bottom Blues
5. Keep On Growing
6. Nobody Knows You When You're Down and Out
7. Nobody Knows You When You're Down and Out
8. Anyday
9. Tell The Truth
10. Tell The Truth
11. Why Does Love Got to Be So Sad?
12. Why Does Love Got to Be So Sad?
13. Why Does Love Got to Be So Sad?
14. Have You Ever Loved A Woman
15. Have You Ever Loved A Woman
16. Layla
17. Layla

link

Disco 2 - Jam Sessions com Duane Allman
1. Jam I
2. Jam II
3. Jam III
4. Jam IV

link

Disco 3 - Jam Sessions
1. Jam V
2. Jam V
3. Tender Love
4. Jam VI
5. Jam VII
6. Jam VIII
7. Jam IX

link

Disco 4 - Segundo disco não lançado
1. Moody Jam
2. Jim's Song
3. Chocolate
4. Son Of Apache
5. Evil
6. Snake Lake Blues
7. Mean Old Frisco
8. High
9. I've Been All Day
10. Got To Get Better In A Little While
11. One More Chance
12. It's Hard To Find A Friend
13. Till I See You Again

link

Disco 5 - Jams e sessões para o segundo álbum
1. Evil
2. Snake Lake Blues
3. Snake Lake Blues
4. Mean Old Frisco
5. High
6. Got To Get Better In A Little While
7. One More Chance
8. Is My Love
9. Devil Road
10. Sick At Heart
11. Instrumental #1
12. Instrumental #2

link

Soul Mates (Live At Tampa 1970 + Johnny Cash TV Show)

Disc 1
1. Layla
2. Why Does Love Got To Be So Sad
3. Blues Power
4. HAve You Ever Loved A Woman
5. Bottle Of Red Wine
6. Got To Get Better In A Little While

link

Disc 2
1. Key To The Highway
2. Let It Rain
3. It's Too Late (Johnny Cash's TV show)
4. Got To Get Better In A Little While (Johnny Cash's TV show)
5. Matchbox
6. Matchbox
7. Matchbox
8. Blues Power

link

6 comentários:

Carolina disse...

Oi chicos, grande post e interessante história do "trio".
Saludos!

Anônimo disse...

gracias amigo

Juca Pirama disse...

Oi Carol, o que acho mais interessante nessa história toda é como o George Harrison lidou com isso, mesmo com Clapton descaradamente apaixonado por ela. Mesmo com tudo isso a amizade deles seguiu, inclusive com Eric gravando junto o All Things Must Pass de George. Obrigado e bjo.

Juca Pirama disse...

De nada anônimo.

Carolina disse...

Eu acho o mesmo, é muito raro, mas os músicos são excêntricos e têm uma mente aberta, às vezes. Aparentemente, Harrison tinha uma filosofia muito especial.
Besos.

Juca Pirama disse...

A filosofia dele era na base do ninguém é de ninguém mesmo pelo jeito, o cara nem se dava ao trabalho de sair de casa pra trair a esposa... Pelo menos nessa época aí, depois parece que ele endireitou-se.