quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Eric Clapton - Nothing But The Blues (1994)



Dirigido por Martin Scorcese e estranhamente nunca lançado oficialmente, esse documentário é nos moldes do Sessions For Robert J, intercalando música e depoimentos de Eric sobre sua paixão pelo blues, além de falar sobre a história do mesmo, com alguns clipes de Howlin' Wolf, Big Bill Bronzy, BB King, Little Walter, Otis Rush, Buddy Guy e Freddie King e depoimentos de Buddy e BB King. Em cada clipe Clapton explica como cada um desses músicos influenciou na sua musicalidade e forma de tocar.

Sobre o show que é intercalado com os depoimentos, honestamente acho uma das melhores performances de Eric, com a mesma banda que gravou o From The Cradle, ele passeia pelos clássicos do blues pra todos os tipos e gostos, como Groaning With The Blues, em que a guitarra dele está particularmente encapetada, e Ain't Nobody Business, com um arranjo baseado no piano e bem intimista. Fico em dúvida sobre qual seria o melhor vídeo de Clapton, se esse ou o Sessions For Robert J... Simplesmente espetacular esse vídeo, que a preguiça me impede de fazer as legendas. Por isso, quem fugiu do curso de inglês não poderá aproveitar essa obra fantástica em sua plenitude.

Na lista abaixo os depoimentos estão entre parênteses, para diferenciar das partes musicais com Clapton.

1. Blues All Day Long
2. "The Mississippi Delta"
3. Standing Around Cryin'
4. "The Giants"
5. Fourty-Four
6. It Hurts Me Too
7. "So Much Emotion"
8. Early In The Morning
9. "Live Breaking Glass"
10. Five Long Years
11. Crossroads
12. "The Black James Dean"
13. Malted Milk
14. "Chop The Cotton"
15. Motherless Children
16. How Long
17. "Shuffles"
18. Reconsider baby
19. Sinner's Prayer
20. "Vibrato"
21. Every Day I Have The Blues
22. Someday After A While
23. "Make It Sing Like A Voice"
24. Have You Ever Loved A Woman
25. Tore Down
26. "A More Vibrant Tone"
27. Groaning The Blues
28. "I Always Come Back"
29. Ain't Nobody Business
30. Driftin'

link

6 comentários:

luther blues disse...

Este documental no tiene desperdicio seguramente amigo Juca .Mano lenta en el mejor campo en el que se mueve ,el blues hermano ,el blues ...
Un abrazo y que andes bien

Juca Pirama disse...

De fato ele está no terreno que conhece como poucos atualmente nesse vídeo. Fora os depoimentos e alguns relances com Freddie King, BB King, Howkin' Wolf, Big Bill Broonzy e outros tantos. Valeu hermano.

Anônimo disse...

Grande postagem! Vi esse filme em um fim de ano na TV, faz tempo. Só que apenas a parte 1 funcionou comigo. Alguém mais teve problemas?

Juca Pirama disse...

Eu nem sabia que esse vídeo já tinha passado na TV. Caso tenha visto na TV aberta brasileira você deve estar confundindo com o One More Car, One More Rider, de 2002 que a Band passou no fim de ano há alguns anos. Esse nunca chegou a ser lançado nem nos EUA. Deve ter tido problema na conexão enquanto baixava uma das outras partes, dê uma conferida no tamanho dos arquivos.

Anônimo disse...

Sim, passou na Band (ou Record, não sei) faz muito tempo. Se não for esse, tinha um set muito parecido. Ainda devo ter o VHS que gravei perdido em algum lugar. Baixei os arquivos de novo, mas só o primeiro funcionou. Vou tentar mais uma vez, faço questão de ter o filme inteiro! Obrigado.

frank disse...

lindo, muito foda, quem ve fica sem saber o que é melhor: o show, a entrevista com o clapton ou os outros monstros do blues falando