sexta-feira, 29 de julho de 2011

Um ano de broguinho, com Cartola e Leci Brandão


Um pouquinho atrasado, já que a postagem inicial desse broguinho foi feita no dia 19 de julho do ano passado... São pouco mais de 27 mil visitas, 63 postagens e exatos 103 comentários, principalmente dos hermanos Luther Blues e Carolina. Sobre as visitas, acho que são até bastante, visto que não deve ter nem uns dez blogs no qual essa possilga esteja divulgada e eu particularmente não esquente com isso. O que me motiva é só de ir colocando o que der na telha e mostrando uma coisa ou outra que ache que mereça atenção de ser ouvida. Aqui também um agradecimento honesto ao meu colaborador Frank, que pode postar relativamente pouco mas sempre é coisa de boa qualidade. Acho que é isso...

Eis uma das diversas pérolas que renderam do fantástico programa Ensaio, gravado em 1974, da TV Cultura, que tem o maior acervo de TV do mundo em seus arquivos. A música e poesia popular de um dos maiores expoentes de nossa cultura musical, assim como o senhor da última mensagem aqui postada. Cartola canta e comenta algumas de suas canções mais famosas, assim como passagens de sua vida e um pouco da história do próprio samba e da Mangueira, que se chegam a se confundir. A companhia de Leci Brandão dá um charme a mais nas interpretações de várias músicas, e também acrescenta vários fatos de sua própria vida e também sobre o samba.

1. Alvorada
2. Fita Meus Olhos
3. Ao Amanhecer
4. Eu Sou Mangueira
5. Domingo Infeliz
6. Mil e Tantas Cabrochas
7. Pensando em Donga
8. Preferência
9. Maravilhoso Vagabundo
10. Deixa Pra Lá
11. Acontece
12. Tive Sim
13. Sim
14. Corra e Olhe o Céu
15. Disfarça e Chora


domingo, 24 de julho de 2011

If - Waterfall (1972)


Banda inglesa do chamado jazz-rock, gravou oito discos entre 1970 e 1975. O que é bastante coisa, sobretudo quando se leva em conta a qualidade dos trabalhos.  Na época em que era ativa, o pessoal tinha dificuldade para rotular a sonoridade da banda, por conta da mistureba danada de sonoridades presente em suas músicas (essa parada de rotular as coisas é uma merda). Aqui o disco Waterfall, de 72, é um disco em que dá para se ter uma boa ideia do som da banda, que é bem calcado no som dos teclados e dos saxofones, além de uma cozinha mais que respeitável e uma guitarra extremamente bem trabalhada.

1. Waterfall
2. Light Still Shines
3. Sector 17
4. Paint Your Pictures
5. Cast No Shadows
6. Trow Myself To The Wind
7. You In  Your Small Corner (extra)
8. Waterfall (Single Version) (extra)
9. Waterfall (Radio Station Mono Version) (extra)

link

domingo, 10 de julho de 2011

Tower of Power - Great American Soulbook (2009)


Um dos maiores grupos de black music que a música americana já teve, reunindo inclusive fortes influências de jazz em suas músicas e ativo desde 1968. Em 2009, o grupo resolveu fazer um catado daquelas que seriam canções "fundamentais" no gênero e gravaram-nas fazendo uma releitura ao seu estilo, com as participações especiais de Joss Stone, Tom Jones, Sam Moore e Huey Lewis.

1. You Met Your Match
2. I Thank You (part. esp. Tom Jones)
3. Loveland
4. It Takes Two (part. esp. Joss Stone)
5. Me and Mrs Jones
6. Star Time (Tribute to James Brown)
7. Mr Pitifull (part. esp. Sam Moore)
8. Heaven Must Be Missing An Angel
9. Since You've Been Gone (Baby, Baby, Sweet Baby)
10. (Heaven Must Sent) Your Precious Love (part. esp. Joss Stone)
11. 634-5789 (part. esp. Huey Lewis)
12. Who Is He (And What Is He To You)?

link