quinta-feira, 30 de junho de 2011

Nina Simone - Black Gold (1970)



Ao vivo gravado em 69, no Phillarmonic Hall, Nova Iorque. É o disco que apresenta o hino da luta pelos direitos civis nos EUA, "To Be Young, Gifted and Black". Sobre essa época não tão distante mas que representou um grande avanço na questão racial e humana, não apenas nos EUA, mas em todo o planeta. Basta lembrar que na América do Sul foi uma época recheada de ditaduras militares e marcada pela luta contra esses regimes.

Na luta pelos direitos civis, cabe destacar a participação destacada de vários ícones da música americana, do jazz ao soul, como a própria Nina Simone e James Brown, entre vários outros. A presença da música no processo de luta dos direitos civis teve um episódio de destaque com o "Black Woodstock", realizado no mesmo estado e ano que o festival hipponga mais famoso, e que reuniu grandes nomes do jazz, blues, soul fazendo uma celebração musical em busca dos direitos civis no bairro do Harlem, na Grande Maçã.

Ao introduzir a música "To Be Young, Gifted And Black", Nina diz: "It's not addressed to white people primarily. Though it doesn't put you down in any way... it simple ignores you. For my people need all the inspiration and love that they can get."

1. Black Is The Color Of My True Love's Hair (vocais por Nina Simone)
2. Black Is The Color Of My True Love's Hair (vocais por Emile Latimer, guitarrista da banda de Nina)
3. Ain't Got No - I Got Life
4. Westwind
5. Who Knows Where The Time Goes
6. The Assignment Sequence
7. To Be Youg, Gifted and Black

link

sábado, 25 de junho de 2011

Rivotrill - Curva de Vento (2008)


Banda brasileira que faz uma mistura de progressivo, jazz e maracatu, com uma mais que clara influência de Jethro Tull. Formada há dois anos e meio por Junior Crato, na flauta e sax, Rafa Duarte, no baixo, e Lucas dos Prazeres na percussão. Vale muito a pena conferir o disco de estreia e até o momento único disco dessa banda pernambucana que excursionou por diversos festivais de música brasileiros. Existe ainda um dvd, lançado em 2009 com a participação do pianista Vitor Araújo, que excursionou com a banda durante aquele ano.

1. A Casa
2. Chuva Verde
3. Pirangueiro
4. Alaussa Quer Farinha
5. Cangote
6. Groove Tube
7. Curva de Vento
8. Capim Queimando
9. Espinho de Mandacaru
10. A Floresta e o Duende

link

sábado, 18 de junho de 2011

Buffalo Springfield - Live At Bonnaroo (2011)


Não precisa se dizer mais nada sobre esses caras que se reúnem depois de 44 anos, com algumas modificações forçadas pelo tempo. Honestamente, acho que é a reunião do ano no rock, embora torça que ainda existam muitas outras do tipo. Bootleg de ótima qualidade mesmo sendo gravado da plateia.

1. On The Way Home
2. Rock N' Roll Woman
3. Burned
4. A Child'd  Claim To Fame
5. Do I Have To Come Right And Say It
6. Go And Say Goodbye
7. I Am A Child
8. Hot Dust Road
9. Kind Woman
10. Mr Soul
11. Nowadays Clancy Can't Evern Sing
12. Bluebird
13. Sad Memory
14. Broken Arrow
15. For What's It's Worth
16. Rockin' In The Free World

link

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Raphael Rabello e dois parceiros...

O blog andou meio abandonado porque estive e estou um tanto quanto enrolado com o trabalho. Mas seguem dois discos fantásticos desse violonista que morreu prematuramente. Um com o pianista e compositor  Radamés Gnattali, e outro com o mestre Dino 7 Cordas, que acompanhou ninguém menos que Jacob do Bandolim no mítico Época de Ouro. Dois discos, três ícones da música nacional.

Raphael Rabello e Radamés Gnattali - Tributo a Garoto (1982)


Resultado da reunião de dois monstros da música nacional, com Raphael, e seu violão inconfundível, e Radamés ao piano. Eles interpretam alguns clássicos do chorão Garoto, dos maiores chorões que esse país já viu, como Desvairada e Enigmático. Lembro de quando tocava essas músicas com o pessoal do chorinho lá em Bicas, bons tempos...

1. Desvairada
2. Gente Humilde
3. Enigmático
4. Nosso Choro
5. Duas Contas
6. Convertino Para Violão

link

Raphael Rabello e Dino 7 Cordas (1991)

Mais uma parceria fantástica de Raphael, agora com o violonista Dino 7 Cordas, talvez o maior nome do choro brasileiro na arte de tocar o violão de sete cordas, ou "setão". Como não poderia deixar de ser, eles colocam a alma na execução de vários clássicos de Pixinguinha, Ernesto Nazareth e João Pernambuco, entre outros grandes compositores. Os dois tem a parceria de Jorginho do Pandeiro e Celsinho Silva na percussão e Neco no cavaquinho. Vale a pena comparar os arranjos de Desvairada nesse disco e no disco postado acima.

1. Conversa de Botequim (Noel Rosa)
2. Jongo (João Pernambuco)
3. Escovado (Ernesto Nazareth)
4. Alma de Violinos (Lamartine Babo/ Alcir Pires Vermelho)
5. Um A Zero (Pixinguinha/ Benedito Lacerda)
6. Odeon (Ernesto Nazareth)
7. Sons de Carrilhões (João Pernambuco)
8. Segura Ele (Pixinguinha/ Benedito Lacerda)
9. Desvairada (Garoto)
10. Graúna (João Pernambuco)
11. Sonho de Magia (João Pernambuco)

link